Endocrinopediatria: descubra quais são doenças tratadas na endocrinologia infantil

O que você sabe sobre a Endocrinopediatria? Tire as suas dúvidas sobre esse assunto! 

Nosso organismo é mediado pela participação de diversos sistemas. Não há uma região mais importante do que outra, mas uma delas certamente se destaca: o sistema endócrino. Responsável por enviar informações para diversas áreas do corpo por meio dos hormônios, ele merece um cuidado especial em diversas fases da vida.

Na infância não é diferente. Por isso, a Endocrinopediatria é uma área de extrema importância para os cuidados infantis. Com ela, as crianças podem ter o tratamento adequado para problemas que afetam severamente o desenvolvimento, sempre respeitando as particularidades desse período da vida.

Que tal saber mais sobre a Endocrinopediatria? Continue a leitura e conheça informações importantes sobre a área!

O que é um endocrinopediatra?

Trata-se de um profissional graduado e com especialização em Medicina na área de Pediatria. Ele também pode contar com um apoio extra de pós-graduações na área da Endocrinologia, mas não exigência nesse sentido, já que a formação como pediatra já possibilita um bom conhecimento sobre o segmento.

Quais as doenças tratadas por esse médico?

Agora, confira algumas das enfermidades e dos distúrbios mais comumente tratados por esse profissional da saúde!

Diabetes

Crianças podem ser acometidas pela diabetes do tipo 1 — mais comum — e do tipo 2. Em ambos os casos, o tratamento e o acompanhamento devem ser feitos por um endocrinopediatra.

Distúrbios do crescimento

Em algumas situações, as crianças podem apresentar distúrbios do crescimento, que são caracterizados pela estatura anormal em relação à faixa etária.

Problemas na tireoide

Apesar de ser uma questão mais comum entre os adultos, os distúrbios da tireoide também podem afetar as crianças, exigindo uma abordagem especial de alguém que entenda sobre os sistemas infantis.

Puberdade precoce

Por fim, temos a puberdade precoce como outra possibilidade de distúrbio endócrino envolvendo as crianças. Nesse caso, os primeiros sinais de maturidade sexual aparecem em crianças com menos de 8 anos (meninas) e 9 anos (meninos).

Como é a consulta com um endocrinopediatra?

A consulta com o endocrinopediatra se dá como qualquer tipo de visita de uma criança ao médico. O profissional fará uma anamnese cuidadosa, buscando o maior número possível de informações sobre o caso. Depois, passará para o exame físico, coletando ainda mais dados sobre a condição do seu paciente.

Como acontece com qualquer uma das especialidades médicas, em seguida o endocrinopediatra poderá solicitar alguns exames complementares a fim de fechar o diagnóstico. Eles serão escolhidos com base em sua hipótese diagnóstica.

Nesse encontro, ocorre também uma conversa com os responsáveis. Eles serão informados sobre as possibilidades do caso e o que se pode esperar daquela situação (tratamentos, prognóstico, entre outros).

Como você viu, essa é uma área extremamente importante no ramo da saúde. Gostou de saber mais sobre a Endocrinopediatria? Que tal começar uma nova jornada em sua carreira?

Para se aperfeiçoar nesse assunto, confira a nossa pós-graduação em Pediatria! A Inspirali trabalha com uma metodologia moderna que permite a você se especializar em regime híbrido, podendo organizar melhor a sua rotina pessoal, profissional e de estudos.

Últimos posts

Entenda para que serve acreditação em saúde e qual sua importância

Saber o que é acreditação em saúde pode fazer toda a diferença para uma instituição de saúde, seja ela pública…

O que é PNAB? Descubra sua importância!

O Programa Nacional de Atenção Básica foi instituído em 2006 e, desde então, se consolidou no Brasil. Saiba mais sobre…

Entenda a relação entre dor crônica e cannabis medicinal

Conheça alguns dos benefícios da Cannabis para o tratamento de dores crônicas! A Medicina não para. Constantemente, novas descobertas são…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.